TESTE

COMEFC REALIZA SUA ÚLTIMA AUDIÊNCIA PÚBLICA

O Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão (COMEFC) realizou a sua última audiência pública no município de Bom Jesus das Selvas. A prefeita e presidente do consórcio, Cristiane Damião, recebeu no ginásio de esportes do município mais de 300 pessoas juntamente com a comitiva de 19 prefeitos consorciados, o Deputado Federal Cleber Verde, além de vereadores e secretários dos municípios ligados ao consórcio.

O COMEFC realizou ao longo de seis meses, mais de 24 audiências públicas em todas as cidades impactadas pela ferrovia Carajás no Maranhão. Além das audiências na Assembleia legislativa do Maranhão, Câmara Federal e Câmara Municipal de São Luís. Todas serviram para fomentar as exigências feitas pelos gestores municipais maranhenses e avaliar os depoimentos de lideranças das comunidades atingidas pela ferrovia.

Mais de 10.200 pessoas que participaram das audiências ajudaram a fortalecer o compromisso de mudança compartilhado com os prefeitos das 23 cidades. A comitiva do consórcio tem o intuito de difundir a mensagem de metas e propostas junto à Vale S.A para melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A prefeita Cristiane Damião em seu discurso afirmou que os debates giram em torno das garantias a serem asseguradas pela mineradora. “A VALE usa o solo desses vinte e três municípios para transportar suas riquezas, entretanto ela não tem contribuído para a diminuição dos impactos causados a essas populações. Estamos construindo uma nova realidade. Estamos participando de uma briga que não tem partido, nem coligação”, disse Cristiane.

O prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Atemir Botelho, afirmou que o consórcio já está colhendo os primeiros frutos para o Maranhão. “Nós deixamos nossos municípios, pois acreditávamos em uma luta coletiva. Percorremos todas as cidades por onde a VALE passa. Avaliamos de forma direta todo o sofrimento das comunidades. Minha cidade (Alto Alegre do Pindaré) é uma das mais impactadas, mas não quis um diálogo isolado, pensei no bem de todos”, afirmou o prefeito.

O COMEFC prossegue com seus projetos voltados para a melhoria na saúde, educação e renda das cidades Maranhenses que sofrem com a influência da ferrovia.


Fonte: COMEFC

Simplex Magazine2

Aliquam erat volutpat. Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat.

Facebook